Como exercício criativo, me propus a repensar o logotipo da FUVEST e elementos de sua identidade visual.
A FUVEST, apesar de toda sua tradição e força como o maior vestibular do país, não tem uma identidade visual equivalente, e é só pesquisar um pouco o termo para verificar que a aplicação do logotipo (desde o mais recente aos anteriores) não é respeitada em suas utilizações. Até mesmo seu totem está desatualizado.
O site atual também tenta trazer alguns elementos gráficos, mas não possui uma definição identitária para as áreas de atuação.
Com a definição das seguintes diretrizes:
Público-alvo
● Candidatos ao vestibular USP;
● Candidatos à vagas de trabalho;
● Parceiros externos para demais concursos.
Mensagem
● Ar de “nova empresa”;
● Parecer mais humana e jovial;
● Deve trazer respeito e seriedade, mas ainda próxima e inclusiva.
Necessidades específicas
● Paleta de cores institucionais;
● Definição de cores para as diferentes áreas (humanas, exatas, biológicas);
● Pedido para manter utilização da cor ciano (azul claro);
● Versão com e sem a escrita “Fundação universitária para o vestibular”.
E as definições do que seria interessante evitar:
Do esquema cromático
● Uso do vermelho (não há identificação no DNA da marca);
● Uso de vermelho e preto para evitar similaridade com outros logos de vestibulares e concursos, na intenção de trazer a Fuvest como uma marca diferenciada e memorável em si:
Comecei a projetar alguns esboços, mas os descartei, pelos seguintes motivos:
● Optei por não utilizar do clássico “chapéu de formando” para não limitar a percepção da marca;
● Ícones mais clássicos que remetem às provas foram descartados por ter utilização mais comum em marcas de cursinhos e afins, podendo gerar confusão;
● Implicações com visibilidade em redução;
● Falta de uma relação clara da forma em relação ao significado (mesmo que histórico, como pode ser visto na imagem 2).
Assim, cheguei a duas propostas, que incluem definição de cores institucionais, previsão de endosso, possíveis grafismos de apoio e propostas de animação, considerando a utilização em meios digitais.
Fundação sólida e moderna
“FU” de “Fundação” aparece em linhas, trazendo uma estrutura ao mesmo tempo que leve de base firme e equilibrada.
Os ângulos retos mostram seriedade e tradição de modo moderno, sem trazer as serifas das letras góticas.
E a segunda proposta:
Elo, orientação e tradição
O grafismo externo com os círculos representa os sete membros do Conselho unidos em propósito de manter a instituição funcional e auxiliar no direcionamento dos candidatos para seus objetivos de modo sólido e amigável.
O círculo também pode representar os candidatos e, por isso, em destaque teríamos o selecionado; mas também se conecta aos diferentes propósitos da Marca em versão inicial, com detalhes finos pendentes de ajustes marca que atuou sempre aliada à USP, em seu público os candidatos à graduação e vagas de trabalho, mas que agora também avança para outros perfis, no papel de quem auxilia nesse direcionamento.
Há um equilíbrio entre o humano, redondo, e a instituição, com as formas mais rígidas, e o uso do amarelo foi feito por ser complementar, assim como remeter sutilmente ao amarelo da identidade USP.
A bússola aponta em diagonal, trazendo a ideia de movimento de subida e avanço.