Como exercício criativo, me propus a repensar o logotipo da FUVEST e elementos de sua identidade visual.
A FUVEST, apesar de toda sua tradição e força como o maior vestibular do país, não tem uma identidade visual equivalente, e é só pesquisar um pouco o termo para verificar que a aplicação do logotipo (desde o mais recente aos anteriores) não é respeitada em suas utilizações. Até mesmo seu totem está desatualizado.
O site atual também tenta trazer alguns elementos gráficos, mas não possui uma definição identitária para as áreas de atuação.
Com a definição das seguintes diretrizes:
Público-alvo
● Candidatos ao vestibular USP; 
● Candidatos à vagas de trabalho; 
● Parceiros externos para demais concursos.
Mensagem
● Ar de “nova empresa”; 
● Parecer mais humana e jovial; 
● Deve trazer respeito e seriedade, mas ainda próxima e inclusiva.
Necessidades específicas 
● Paleta de cores institucionais; 
● Definição de cores para as diferentes áreas (humanas, exatas, biológicas); 
● Pedido para manter utilização da cor ciano (azul claro); 
● Versão com e sem a escrita “Fundação universitária para o vestibular”.

E as definições do que seria interessante evitar:
Do esquema cromático 
● Uso do vermelho (não há identificação no DNA da marca);
● Uso de vermelho e preto para evitar similaridade com outros logos de vestibulares e concursos, na intenção de trazer a Fuvest como uma marca diferenciada e memorável em si:

Comecei a projetar alguns esboços, mas os descartei, pelos seguintes motivos:
● Optei por não utilizar do clássico “chapéu de formando” para não limitar a percepção da marca; 
● Ícones mais clássicos que remetem às provas foram descartados por ter utilização mais comum em marcas de cursinhos e afins, podendo gerar confusão; 
● Implicações com visibilidade em redução; 
● Falta de uma relação clara da forma em relação ao significado (mesmo que histórico, como pode ser visto na imagem 2).
Assim, cheguei a duas propostas, que incluem definição de cores institucionais, previsão de endosso, possíveis grafismos de apoio e propostas de animação, considerando a utilização em meios digitais.
Fundação sólida e moderna 

“FU” de “Fundação” aparece em linhas, trazendo uma estrutura ao mesmo tempo que leve de base firme e equilibrada. 
Os ângulos retos mostram seriedade e tradição de modo moderno, sem trazer as serifas das letras góticas.
E a segunda proposta:
Elo, orientação e tradição 

O grafismo externo com os círculos representa os sete membros do Conselho unidos em propósito de manter a instituição funcional e auxiliar no direcionamento dos candidatos para seus objetivos de modo sólido e amigável. 
O círculo também pode representar os candidatos e, por isso, em destaque teríamos o selecionado; mas também se conecta aos diferentes propósitos da Marca em versão inicial, com detalhes finos pendentes de ajustes marca que atuou sempre aliada à USP, em seu público os candidatos à graduação e vagas de trabalho, mas que agora também avança para outros perfis, no papel de quem auxilia nesse direcionamento. 
Há um equilíbrio entre o humano, redondo, e a instituição, com as formas mais rígidas, e o uso do amarelo foi feito por ser complementar, assim como remeter sutilmente ao amarelo da identidade USP. 
A bússola aponta em diagonal, trazendo a ideia de movimento de subida e avanço.
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